Guerra do Vietname foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de 1975. A guerra foi travada entre a República Democrática do Vietname (Vietname do Norte) e os seus aliados comunistas e a República do Vietname (Vietname do Sul) apoiada pelos Estados Unidos e os seus aliados na região.Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para impedir o governo do Vietname do Sul de entrar em colapso completo e evitar a invasão do Norte e a unificação do Vietname sob o regime comunista. Entretanto, os norte-americanos falharam nos seus objectivos, sendo obrigados a retirarem-se do país em 1973 e dois anos depois o Vietname foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietname. Na guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de outros dois milhões de cambojanos e laocianos, arrastados para a guerra com a propagação do conflito, e de cerca de 50 mil soldados dos Estados Unidos.
Durante o conflito, as tropas do exército do Vietname do Norte travaram uma guerra convencional contra as tropas norte-americanas e sul-vietnamitas, e as milícias dos vietcongs, menos equipados e treinados, lutaram uma guerra de guerrilha na região, usando as selvas do Vietname, espalhando armadilhas mortais aos soldados inimigos, enquanto os Estados Unidos armaram-se de grande poder de fogo, em artilharia e aviação de combate, para destruir as bases inimigas e impedir as suas ofensivas.
À excepção das linhas de combate ao redor dos perímetros fortificados de bases e campos militares, não houve nesta guerra a formação clássica de linhas de frente e as operações aconteceram em zonas delimitadas; missões de busca e destruição por parte das forças norte-americanas, com o uso de bombardeios maciços com armas químicas desfolhantes e sabotagens da guerrilha na retaguarda das zonas urbanas.
Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito. Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietname dividido, terminando em Abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon, então a capital do Vietname do Sul e a rendição total do exército sul-vietnamita.
Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietname resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietname' nos seus cidadãos e na sua sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980.
Sem comentários:
Enviar um comentário