domingo, 7 de junho de 2009

Importância da família para o Idoso


A importância da família na vida do idoso começa desde a sua infância, que exige a protecção, o carinho e a educação. Continua com o apoio em diversos momentos da vida, na formação, no equilíbrio afectivo e no desenvolvimento físico e social. É através deste habitat que o ser humano cresce e se desenvolve, atingindo a vida adulta, onde sai do ninho para construir a sua própria família.

Dentro da família, a pessoa deve ser vista por ser ela mesma, independente da utilidade económica, política ou social, é nela que o idoso necessita de cuidados.

É indispensável para a família saber de tudo que se passa com os seus familiares, principalmente quando este é idoso e apresenta algumas doenças. É através do convívio familiar que muitas doenças são desobertas, quando bem observados os costumes e o dia-a-dia do idoso.

Porém, nem todo o idoso se adapta facilmente a um quadro que leve à mudança no ambiente, onde as alterações podem levar incapacidade de aceitar uma situação, como por exemplo na viuvez, em que além das alterações psíquicas existem as alterações financeiras, mudança para morar com um outro filho, perda da sua individualidade e, algumas vezes, o sentimento de inutilidade e de peso para o familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário